Os desafios de "mainha": acomodar os novos no 1º escalão e a presidência da Câmara de Marí/PB
Eleita prefeita de Marí, PB, Lucinha da Saúde (PSB) têm o imenso desafio de acomodar as novas figuras no primeiro escalão de seu futuro governo e lidar com a ambiciosa eleição da Câmara Municipal.
As negociações envolvendo a composição do próximo governo começam a se desenrolar, e aliados de Lucinha da Saúde já preveem um caminho longo e desafiador para acomodar tanta gente que garantiu sua vitória. Lucinha teve o apoio de muitas lideranças, incluindo ex-postulantes à Prefeitura e alguns vereadores derrotados. A cobrança de toda essa turma já chegou na rua João Suassuna.
Nos últimos dias, correligionários da prefeita eleita Lucinha e do atual prefeito Antônio Gomes até evitaram comentar sobre a distribuição de cargos para essa nova turma, mas a expectativa é que o vice-prefeito eleito amplie seu espaço no futuro governo.
As primeiras movimentações indicam que, o social deve ficar mesmo com a esposa do vice-prefeito Sapinho. Além de uma robusta participação no governo, o vice-prefeito eleito também trabalha para que seu filho, o vereador eleito Diego seja o novo presidente da Câmara Municipal.
Já à vereadora reeleita, Vânia de Zu, última parlamentar à aderir a pré-campanha de Lucinha, deve receber o comando do novo Hospital Municipal - esta possibilidade foi tratada no meio do ano, mirando à extinta Policlínica. Outra liderança que vive a expectativa de sua fatia no novo governo, é o ex-líder da extinta 'nova via', Clecio Sousa. O ex-postulante mirou nos últimos dias o social, mas deve se contentar com o urbanismo.
Recheada de votos nas urnas, a vereadora eleita Nice do Assentamento cobra com elegância à presidência da Câmara e o ingresso da toda sua turma no governo. No sentido contrário, o vereador reeleito Alisson Gomes vive um dilema: ele ser o candidato à presidência ou abrir caminho para Diego.
Alguns derrotados já estão na cola de 'mainha', exemplo disso é o vereador Magdiel Olinto, derrotado nas urnas e fiel escudeiro, sendo ele um dos principais condutores da vitória de Lucinha da Saúde. Magdiel vive a expectativa de algo maior que sua cadeira na Câmara. Magdiel tem acompanhado Lucinha nestas primeiras semanas pós eleição.
Até o momento não se sabe ou ao menos se cogita algum tipo de espaço para ex-vice-prefeita Karina Melo no governo. A ex-vice-prefeita selou nos últimos dias de campanha à paz com o grupo depois de um passado de muitos conflitos. Outra dor de cabeça para Lucinha é a sua gigantesca família, caso a prefeita eleita queira repetir os critérios do atual prefeito Antônio Gomes abarrotando o governo de familiares. Calcula-se que a família da prefeita eleita tenha ao menos 100 integrantes.
O que se sabe de mais concreto neste momento na rua João Suassuna, é que a ordem é: os nossos primeiro, os de Antônio Gomes depois.
Termo
Mainha: Uma designação usada pelos eleitores para se referirem à Lucinha da Saúde.
Mari 2.0